Integração no Controlo de Peso

Este é o último artigo desta série de artigos de “CONTROLO DE PESO”. É um “Artigo de Integração” das várias áreas, da autoria de Luís João, Personal Trainer da “3 Virtudes”.


Integração no Controlo de Peso


Ao longo destes 4 artigos passados falámos de várias abordagens possíveis para ajudar a alcançar um objectivo comum: O Controlo de Peso.

Numa Era de tanta informação e conhecimento disponível, porque se torna tão complicado alcançarmos os nossos objectivos? Este excesso de informação a que estamos sujeitos diariamente, se não for devidamente filtrado por cada pessoa, torna-se nocivo e tóxico à nossa capacidade de raciocínio. Tomamos o certo pelo errado e o errado pelo certo!

De facto, não existe nem um certo nem um errado. Apenas diferentes perspectivas de uma mesma realidade. Cabe a cada um pensar e seguir de forma CONSCIENTE aquilo em que acredita. O estar CONSCIENTE torna as pessoas mais RESPONSÁVEIS. Responsáveis pelas decisões e acções.

No entanto, muitos são os que fogem a esta responsabilidade e preferem agir sem pensar nas consequências das suas decisões. É mais fácil culpar tudo e todos à sua volta… Este é um grave problema pois este tipo de pensamento leva à inércia das pessoas. Se o problema não está nelas, elas não assumem necessitar mudar…

O que temos vindo a falar ao longo destes artigos, é que existe um grande denominador comum que é importante a cada uma destas áreas de intervenção e que vai condicionar o sucesso ou o fracasso em alcançar os objectivos. A CONSCIENCIALIZAÇÃO. Este factor é importante pois apenas conscientes tomamos decisões responsáveis e coerentes.

Apenas conscientes, tomamos a importante decisão de QUERER MUDAR.

E porque esta mudança é complexa e abarca diferentes níveis do nosso SER, sugerimos este nosso modelo de abordagem de Treino Integrado para Desenvolvimento Pessoal. Este modelo trabalha a mudança ao nível do Corpo, Mente e Espírito potenciando um equilíbrio nestes três pilares fundamentais.

Já imaginou se fosse ao ginásio e apenas treinasse a sua perna esquerda? Iria desenvolver um grande desequilíbrio em todo o corpo com essa descompensação muscular. Provavelmente iria contrair graves problemas de coluna por estar a adulterar a sua fisionomia.

Da mesma forma, se não treinarmos bem estas três grandes áreas de intervenção (Corpo, Mente e Espírito), estaremos num constante desequilíbrio, já que elas estão intimamente ligadas.

Sugerimos agora que feche os olhos por um instante e que se abstraia de tudo à sua volta.

Sente-se realmente consciente em todas as suas acções ou consegue-se rever em algum destes pontos aqui falados?

E ao fazer um trajecto de casa para o trabalho? Quantas vezes terá feito a viagem sem se aperceber dos pormenores do trajecto por ter ocupado a sua mente com outras preocupações?

Aumente a sua consciência e torne-se responsável nas suas decisões! Seja para o controlo de peso ou outra finalidade, o seu nível de consciência fará toda a diferença para que tenha sucesso e não desista de alcançar os seus objectivos.

 

Artigos da Temática de Controlo de Peso:

1- “Controlo de Peso”

2- “Desordens Alimentares – Doces”

3- “Que alimentos consumir?”

4- “Treino Físico no Controlo de Peso.”

5- “Quem Ama, cuida e Educa.”

Posted in Treino Integrado.